top of page
Buscar

Teoria das cores

  • Foto do escritor: Edriele Lisboa
    Edriele Lisboa
  • 24 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

A cor não deve ser encarada como um mero detalhe na produção de um layout, ela é uma das peças chaves para a criação de um material bonito e funcional. Como assim funcional? Bem, o logotipo, o cartão de visitas, o site, nada mais são do que ferramentas de comunicação e como tais precisam ser pensadas para que atinjam o seu objetivo de forma efetiva, que é alcançar o cliente, no caso o cliente do seu cliente. hehehe

História

Com Leonardo Da Vinci descobrimos que a cor é uma propriedade da luz e não dos objetos. Afirmou que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo e que o branco e o preto não são cores mas extremos da luz.

Posteriormente, Isaac Newton estudou a influência da luz do sol na formação das cores e realizou a experiência do prisma decompondo a luz branca em um espectro de cores. Newton defendia a natureza física da luz, fornecendo alguns argumentos a favor da materialidade da luz.

O dramaturgo e filósofo alemão Johann Wolfgang Von Goethe defende que o olhar é sempre crítico, visto que cada olhar envolve uma observação e uma reflexão. Para Goethe a sensibilidade não é apenas receptividade, mas também impulsividade. As cores devem ser interpretadas duplamente como Leiden (paixão) e como Tat (ação) da luz.

No entanto, as observações de Goethe caíram em descrédito na comunidade científica e foram resgatadas apenas no início do século XX pelos estudiosos da gestalt e sobre pintores modernos como Paul Klee e Kandinsky.

Atualmente, o estudo da teoria das cores nas universidades se divide em três matérias com as mesmas características que Goethe propunha para cores: a cor física (óptica física), a cor fisiológica (óptica fisiológica) e a cor química (óptica fisico-química).

A teoria das cores não envolve apenas "cor X tem significado Y". Lidar com uma paleta implica em aspectos aspectos físicos, fisiológicos, psicológicos e culturais de maneira simultânea. Todas essas áreas possuem teorias divergentes, e vale sempre usar o bom senso!

PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS

As cores primárias ou cores puras são o vermelho, o azul e o amarelo. Elas existem sem a mistura de outras cores, ou seja, não podem se decompor em outras. Quando unidas formam outras cores, denominadas de cores secundárias.

Assim sendo, as cores secundárias surgem da mistura de duas primárias, enquanto, as cores terciárias correspondem à mistura de uma cor primária e outra secundária.

TERCEÁRIAS

As Cores Terciárias são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária, totalizando seis cores, a saber
- vermelho-arroxeado: vermelho e roxo - vermelho-alaranjado: vermelho e laranja - amarelo-alaranjado: amarelo e laranja - amarelo-esverdeado: amarelo e verde - azul-esverdeado: azul e verde - azul-arroxeado: azul e roxo
​COMPLEMENTARES

As cores complementares são aquelas que, dentro do círculo cromático, estão posicionadas nas extremidades opostas. Quando comparadas, elas apresentam maior contraste entre si, por exemplo, o amarelo e o violeta (roxo).

Interessante notar que se misturarmos duas cores complementares elas resultarão numa cor neutra de tonalidade acinzentada.

ANÁLOGAS

As cores análogas são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático. Note que cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor básica, a saber:

Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).

Vermelho (primária), vermelho-arroxeado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).

Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária).

Verde (secundária), azul-esverdeado (terciária) e amarelo-esverdeada (terciária).

Laranja (secundária), amarelo-alaranjado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).

Violeta (secundária), vermelho-arroxeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).

TRIÁDICA

É a harmonia conseguida através da mistura de uma tonalidade da escala com as duas vizinhas da cor diretamente oposta a primeira. Esta é uma variante da combinação de harmonia de complementares, que utiliza uma cor como principal e as duas cores adjacentes ao seu complementar. Esta á uma harmonia que oferece um grande contraste sem a tensão do esquema complementar

TEMPERATURA

As Cores Frias são aquelas cores que estão associadas ao gelo, à água, à lua, as quais transmitem a sensação de frio. As três cores frias básicas são o azul, violeta (roxo ou púrpura) e verde.

As cores quentes correspondem às cores que transmitem sensação de calor, uma vez que estão associadas ao sol, ao fogo e ao sangue.

As cores neutras são formadas basicamente pelo preto, branco e cinza e ainda, todas as possíveis tonalidades (claras e escuras) e intensidades (fracas e fortes) que formam, donde as mais comuns são o bege e o marrom.

Fonte: Amarelo Criativo

O pessoal do Amarelo Criativo também compartilhou um vídeo produzido pela artista Rhea Lelina Manglapus rápido e simples que nos ajuda a entender a teoria das cores.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page